10 MODELOS DE CARROS QUE MARCARAM A HISTÓRIA AUTOMOTIVA NO BRASIL
No dia 13 de maio comemoramos o Dia do Automóvel e para celebrar vamos relembrar 10 modelos icônicos que se destacaram no Brasil. Esses carros ganharam o coração dos brasileiros, seja por terem sido um sucesso de vendas, por influenciar a cultura automotiva, ou por ter se adaptado às necessidades dos consumidores brasileiros.
Volkswagen Fusca:
Ele foi o 1º modelo produzido pela Volkswagen na década de 30, mas chegou no Brasil apenas nos anos 50. Desde então conquistou corações, por ser considerado sinônimo de durabilidade e economia. O Fusca é um ícone até nos dias de hoje, é comum ver clubes voltados para celebrá-lo.
Chevrolet Opala:
O Opala foi o 1º modelo produzido pela General Motors do Brasil em 1968. Esse sedan já foi considerado um dos mais desejados e luxuosos, era conhecido pelo seu conforto e robustez. Seu último modelo produzido foi em 1992, quando a GM Brasil fabricou a unidade de número 1 milhão.
Fiat Uno:
Começou a ser fabricado na Europa em 1983 e chegou ao Brasil apenas um ano depois. Para seu lançamento aqui foi necessário fazer algumas mudanças na sua mecânica e também estética. O que acabou fazendo com que o seu lançamento fosse marcado por trazer um design compacto, revolucionário e econômico. Com essas adaptações para as necessidades brasileiras tornou-se rapidamente um dos carros mais vendidos no Brasil.
O Uno é até hoje um dos modelos mais queridos e vendidos no território nacional.
Ford Corcel:
O Ford Corcel foi lançado no Brasil em 1968 e teve uma história de sucesso por 18 anos. O modelo ganhou o coração das famílias brasileiras por unir conforto, eficiência e economia.
Volkswagen Gol:
Desde o seu lançamento em 1980 o Gol é considerado um dos maiores sucessos da Volkswagen do Brasil. Isso porque este modelo ficou marcado por ter baixo custo de manutenção e ser econômico.
Em mais de 40 anos de história ele foi o único carro a superar o número de vendas do Fusca, se tornando o carro mais vendido da história do Brasil.
Chevrolet Monza:
Ele chegou no Brasil durante os anos 80 e foi um dos sedãs médios mais populares e queridos pelos brasileiros. O conforto e desempenho fez com que o Monza fosse eleito durante 3 anos consecutivos (1984, 1985 e 1986) o carro mais vendido do país. Além disso, nos anos 83,87 e 88 foi escolhido pela Revista Autoesporte como o Carro do Ano.
Volkswagen Kombi:
Ela chegou no Brasil em 1957, sendo produzida até o final de 2013. O que fez com que fosse praticamente o automóvel mais antigo no mercado. A Kombi é considerada um ícone cultural, já que ela representa a cultura hippie dos anos 60 e 70.
A Volkswagen sabe o quanto ela é amada por muitos, não apenas pela sua simplicidade e seu espaço interno, mas por fazer parte da memória afetiva de grande parte da população. Por isso, foi escolhida para protagonizar a comemoração de 70 anos da montadora no Brasil e voltar em sua versão elétrica em 2023. Isso em uma propaganda cheia de nostalgia e emoção, já que foi estrelada pelas cantoras Maria Rita e Elis Regina (reinterpretada por Inteligência Artificial) ao som da música “Como Nossos Pais”.
Chevrolet Chevette:
Chegou em 1973 ao Brasil, sendo o 1º modelo compacto da GM no país. A sua proposta era trazer mais segurança e uma boa dirigibilidade.
O público brasileiro se identificou muito com esse modelo e chegaram a dizer que ele tinha o DNA do Brasil. Por estes motivos, chegou a desbancar o Fusca, sendo eleito o Carro do Ano pela Revista Autoesporte por dois anos (1974 e 1981). Já no ano de 1983 o Chevette foi o carro mais vendido no Brasil.
Ford Escort:
O Ford Escort foi lançado no mercado nacional em 1983 e chegou prometendo tecnologias que não eram comuns em carros nacionais, mesmo nos considerados de luxo.
Esse foi um dos motivos que fizeram com que ele fosse um grande sucesso nos anos 80 e 90, além de também oferecer uma mistura atraente de estilo, desempenho e acessibilidade.
Fiat Palio:
O Palio foi produzido pela Fiat entre 1996 e 2018 e no seu lançamento trouxe modernidade para o mercado de compactos, que na época estava em crescimento. Fez sucesso entre os brasileiros devido à sua versatilidade e economia.
Esses modelos não apenas viraram paixão nacional, mas tornaram-se parte do dia a dia e da cultura brasileira. Além, é claro, de representar inovação e mostrar que se adaptar ao DNA do brasileiro pode ser sinônimo de sucesso de vendas.